terça-feira, 9 de outubro de 2012

Você Acredita em Destino?



Essa história agrada tanto aos amantes de um bom filme de ação e supense, mas não falta o romance clássico que a mulherada adora!

David Norris (Matt Damon) é um jovem político em ascensão e conhece completamente por acaso a bela Elise (Emily Blunt de O Diabo Veste Prada) uma promissora bailarina de Manhattan. Eles se apaixonam profundamente e esse encontro pode mudar e muito a vida de ambos. Mas algo aparentemente sobrenatural intervém para que não haja um novo encontro.

Depois de algumas tentativas David flagra uma cena surreal, onde uma instituição secreta tenta reprogramar a vida das pessoas ao seu redor. Mesmo sem querer acreditar em sua vista o jovem congressista é forçado e entender que está lutando contra algo que sequer pode conceber.

É nesse momento que conhece Harry Mitchell (Anthony Mackie, de A Beira do Abismo), um estranho homem de chapéu membro dessa organização misteriosa. Harry lhe revela ser membro dos Agentes do Destino (2011), um grupo místico que influencia na história da humanidade desde sempre. David nota que se quiser ficar com Elise terá que lutar contra a vontade de forças obscuras numa briga que certamente não poderá ter êxito segundo a visão dos Agentes.
Porém David é alguém completamente obstinado e moverá céus e terras para estar ao lado de sua amada, mesmo que pra isso tenha que mudar drasticamente seu futuro e o dela!

O filme tem um desenrolar surpreendente. Assuntos como livre arbítrio, destino, manipulação da liberdade são discutidos sobre a ótica tanto da instituição quanto a do futuro casal que fará de tudo para estar junto e feliz.

A obra tem a boa direção de George Nolfi que faz sua estréia como diretor de cinema, antes foi roteirista dos bons Doze Homens e Outro Segredo e Ultimato Bourne.  
O filme ainda possui fotografia impecável, efeitos especiais convincentes. Mas parece que em algum momento fica evidente a falta de um bom roteiro adaptado, já que alguns diálogos parecem não serem auto-explicativos.
Nada que interfira no desenvolvimento da ideia do filme como obra.
A adaptação é do texto original de Phillip K. Dick, velho conhecido do cinema por outras adaptações de obras suas como: O Vingador do Futuro, Blade Runner e Minority Report.

O filme tem um ar romântico ao mesmo tempo em que um drama se instala na vida de Elise e David. Será que se pode mudar o destino escrito até mesmo por seres que o fazem há gerações? Será que esse destino seria o melhor pras suas vidas?

Todos os dias somos responsáveis pelos gestos que temos. Cada atitude, certa ou errada, escreve uma história que, às vezes parece rever o passado e segregada a uma mesma escolha e às vezes parece quebrar barreiras.
Embora a liberdade de fazer o que se quer tenha um preço (às vezes até alto) o obra toca em assuntos que sempre nos fazem pensar.
Sou dono de meu próprio destino?
Minhas escolhas afetam minha vida para sempre?
Livre arbítrio existe mesmo?
Curti demais o filme, mesmo com suas peculiaridades e aconselho a quem gosta de ser confrontado a pensar sempre!

Wendel Bernardes.

 (Trailler Legendado)

6 comentários:

Anônimo disse...

Aurélio, já gostei!

Wendel Bernardes - Cinema Com Graça disse...

O filme é MUITO BOM... Assista e preste atenção!

CORAÇÃO QUE PULSA disse...

"Cada atitude...certa ou errada, escreve uma história".
Esse, é o resumo.
E...vamos ao cinema com GRAÇA...rsrsrs

Um grande abraço.

Wendel Bernardes - Cinema Com Graça disse...

Essa é a ideia, Clélia!
Beijos, bom final de semana!

Anônimo disse...

Eu ainda não assisti o filme,acredita?

Bye.

Wendel Bernardes - Cinema Com Graça disse...

Claro que acredito... Mas quando vc conseguir, vai curtir.... Eu assisti de novo essa semana!