quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Star Wars, a Saga – Porque Não Ceder ao ‘Lado Negro da Força’?



Gosto muito de uma série cinematográfica idealizada pelo megadiretor George Lucas chamada Star Wars (guerra nas estrelas).
São seis longa-metragens (fora as produções em animação) da mais pura ficção científica, recheados de grandes efeitos especiais e personagens que, desde o primeiro filme, ainda no final dos anos 70 são amados pelo público em geral, ‘nerds’ e loucos por cinema.

Todos conhecem a premissa da série: a eterna luta entre bem e mal... Luz e trevas; nesse caso, o Lado Negro e o Lado Branco da ‘Força’.
Com a saga completa entendemos melhor os detalhes que permeiam esta excelente história.

Anakin Skywalker era um garotinho com talentos especiais que um dia foi chamado pelos ‘Jedi’, uma espécie de ‘monges intergalácticos’, para ser treinado, pois em seu interior havia uma altíssima concentração da energia sobrenatural ‘a força’.

Os três primeiros filmes mostram sua vida, seu treinamento, seu êxito como aprendiz e sua inserção no amor com a princesa Padmé (vivida pela atriz Natalie Portman, vencedora do Prêmio da Academia por Cisne Negro) e também como se corrompeu, transformando-se no maligno Sith Darth Vader, o maior e mais copiado vilão de toda a história do cinema.

Anos mais tarde, durante a continuação da saga, encontramos o jovem Luke Skywalker, vivido pelo então jovem ator americano Mark Hamil com exatamente o mesmo problema vivenciado por seu pai Anakin; lidar com seus caminhos, trilhar no bem ou no mal.
Para isso foi também adestrado pelo ‘simpático’ mestre Yoda o maior Jedi de todos os tempos.

Todos sabem como termina esse sucesso do cinema. Luke descobre que seu pai morto, era na verdade seu maior inimigo Lord Vader, e com ele trava uma fantástica luta com ‘sabres (espadas) de luz’ vencendo seu inimigo amputando sua mão, igualmente Vader fez com ele no passado.

Luke percebe que aquela atitude estava mergulhada no ódio e que aquele era o primeiro passo para um salto nas trevas do lado negro.
Ele nega sua ira, salva seu pai da morte pelas suas mãos, abdicando da negritude da alma. No fim vencem o amor, a família e o lado branco da força. O universo estaria salvo afinal.

O grande sucesso revelou ainda muitos atores ao longo da trama como Harrison Ford
(como Han Solo), consolidou outros como Alan Guiness (Obi-Wan Kenobi), James Earle Jones (de Conan o Bárbaro na bizarra voz de Vader) estes ainda nos primeiros três filmes da primeira fase. Mas na continuação o filme  ainda fez por revelar, ou consolidar, astros como o canadense Hayden Christensen (do filme Jumper vivendo o jovem Anakin Skywalker), Natalie Portman (princesa Padmé), Samuel L. Jackson (De Iron Man 2, Jumper, Triplo X e Corpo Fechado como Mestre Windu) entre outros.

Star Wars toca num assunto aparentemente tolo e lugar comum em filmes do gênero; a guerra do bem contra o mal. Mas mostra também algo muito familiar para nós seguidores da Luz e das Boas Novas do Evangelho.
“O pecado jaz a sua porta, sobre ele deves dominar (Gn. 4:7)”.

Nossa vida não é recheada de efeitos especiais e roteiros baseados na mente de um famoso diretor hollywoodiano, mas numa realidade fundamentada em fatos espirituais.

A luta que travamos não tem como objetivo dominar a galáxia, mas defender este universo que é o homem! Este mesmo homem criado a imagem e semelhança de Deus e que insiste em flertar ou mesmo afundar-se nos caminhos contrários a Ele.

Vivemos não numa guerra estelar, mas numa batalha espiritual com consequências bastante físicas, cuja vitória depende sempre do lado mais forte.  Muito diferente dos filmes em que o bem sempre triunfa!
O bem só poderá vencer nessa história real se o guerreiro for na verdade, guiado pelo Espírito Santo, ouvindo plenamente Sua voz senão, o lado negro triunfará!

“No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do Seu poder.
Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.
Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.”
(Efésios 6:10,11)


P.S. - Lembrando que volta aos cinemas brasileiros toda a série Star Wars, neste mês de Fevereiro podemos conferir o Episódio I com ótimas atuações de Lian Neeson e Ewan McGregor e com o selo de qualidade George Lucas que todos já conhecemos de longa data!


Wendel Bernardes.

Nenhum comentário: