sábado, 20 de outubro de 2012

Vivendo Entre dois Mundos


O que você faria se mesmo após sua morte fosse lhe dada uma segunda chance de continuar vivendo aqui na Terra? E se lhe fosse dito que essa chance lhe fosse dada pelo próprio Deus através de seus anjos?


Em 'Entre a Vida e a Morte' (The Lazarus Project, 2008), Paul Walker (um dos astros da franquia Velozes e Furiosos) é Ben Garvey. Um homem que tenta mudar seu passado, ou pelo menos redirecioná-lo da melhor forma que conhece: trabalhando!

É um funcionário exemplar e foca-se nesse trabalho para que sua dívida com a sociedade seja paga. Porém o preconceito de seus superiores acaba com o sonho de ressocialização de Ben mais cedo.
Ao chegar em casa após a demissão, não consegue dizer a verdade a sua esposa Lisa (Piper Perabo de O Grande Truque e Doze é Demais 1 e 2). Tudo isso se acumula à novidade de ver seu irmão que acaba de ser livre da cadeia e o convence a participar de um ‘ganho ilícito’.

Tudo dá errado e Ben é o único sobrevivente da mal fadada situação, mas não por muito tempo. É condenado pelo Estado à morte por injeção letal, mesmo não cometendo assassinato algum. Curiosamente a pena capital é cumprida rapidamente. Só que Ben surpreendentemente acorda tempos depois e flashes de sua conturbada memória revelam que um ser chamado Gabriel (Lambert Wilson de Mulher-Gato e Matrix Reloaded), supostamente um anjo divino, lhe avisa que uma nova chance lhe é dada em vida na Terra. E a única coisa que não poderia fazer além de sair da instituição que lhe acolheria seria ver de novo sua esposa e filha.

Sem chances de argumentos (quem argumentaria com um anjo de Deus?), Ben se vê agora num local onde uma religião administra um centro de recuperação com atitudes muito estranhas.

O filme é uma adaptação de um romance e é dirigido por John Glenn (roteirista de Controle Absoluto, 2008) que optou por uma versão direta para DVD tanto aqui no Brasil quanto nos Estados Unidos. A obra de pequeno orçamento transita mais no circuito ‘alternativo’ e possui uma boa trama e adaptação honesta e convincente.

Será que temos direito à segunda chance mesmo após a morte? Embora esse tema seja muito discutido pelas múltiplas religiões e suas filosofias a única certeza que temos é que em vida podemos tomar decisões. Se essas decisões são certas ou erradas apenas o tempo dirá.
No caso de Ben estar ‘vivo depois da morte’ não seria exatamente uma dádiva, pois não possuía a quem amava junto de si.  O que valeria para ele zanzar como zumbi por mais décadas de vida se não poderia ser feliz ao lado de seus maiores amores?

Assista ao filme e veja o final surpreendente dessa trama de suspense a aproveite para analisar: se tivesse uma ‘segunda chance’ viveria exatamente igual, sem arrependimentos ou remorsos, ou faria seu próprio destino reinventando-se e buscando algo novo?

Wendel Bernardes.

(Trailler Original em Inglês, sem legendas)




4 comentários:

Anônimo disse...

Aurélio,o filme é cansativo?

Wendel Bernardes - Cinema Com Graça disse...

A mim não cansou...
Mas cada um possui uma perspectiva da trama. Gosto de suspense, e achei legal o desenrolar... Mas fica evidente que é uma produção pequena, e não possui aqueles recursos técnicos hollywoodianos, mas tem boa história e desenrolar muito legal!

Procure on line, nas locadoras seria mais difícil....

Regina Farias disse...

Interessante...

Bem meu estilo.

Vou colocar na minha lista rss

Valeu d+

Wendel Bernardes - Lendas de Vidas disse...

Valeu Rê... bem legalzinho esse!