domingo, 23 de setembro de 2012

Procurando Algo a Mais.





 Até onde um homem pode ir para honrar a memória de quem ama? Essa é a premissa do épico “A Águia da Legião Perdida” – 2011 (The Eagle), do diretor e ganhador do Academy Awards Kevin Macdonald (Do excelente “O Último Rei da Escócia”, 2006 e “Intrigas de Estado”,  2009).

Marcus Áquila (Channing Tatum de “G.I. Joe, a Origem de Cobra” e “Anjos da Lei” - o filme) é um jovem e obstinado oficial romano que conseguiu por seus próprios méritos uma grande promoção de confiança no Império. E qual não foi o espanto quando ele decide liderar o front de guerra justamente nos domínios mais inóspitos que Roma tomou. A Bretanha recheada de valentes guerreiros selvagens é certamente o ponto mais complicado para a extensão do poder do grande exército.

Nos primeiros momentos pode ficar evidente a motivação de Áquila, mas um expectador mais atento percebe que o personagem de Tatum não busca apenas honrar, ou até encontrar seu pai sumido em meio a violência da guerra, ou estandarte qualquer. Quem sabe busque mais do que isso? Quem sabe procure seu próprio lugar ao sol, sua marca numa sociedade que enfatiza os feitos e ‘gestos nobres’ acima até mesmo da ética em busca do poder.

Confesso que o filme me surpreendeu pela boa atuação de Channing Tatum, na verdade a melhor atuação que vi do mesmo até então. Vale destacar também a excelente presença do ator Jamie Bell (de Jumper, À Beira do Abismo, As Aventuras de Tintin e A Conquista da Honra) e do veterano Donald Sutherland.
A obra possui uma ótima fotografia e consegue se manter no gênero também por conta da temática honra versus marca pessoal.

Faz-nos pensar se nossos planos são mesmo baseados em metas pré-estabelecidas ou se no fundo, usamos dessas mesmas metas para realizar nossos sonhos e exorcizar o medo inserido em nós pelas gerações passadas. Quem sabe 'resgatar uma legião perdida' seja tão somente uma busca interior, remetendo-nos a velha e discutida temática “quem sou eu”.
De qualquer forma, vale (e muito) assistir e conferir!

Wendel Bernardes.

Trailler em HD legendado.

2 comentários:

Regina Farias disse...

Nooosa, W! Você está com um senhor acervo, heim? Fiquei doida pra ver. Principalmente a carinha de 'quero colo' desse lindinho atuando como guerreiro rss

Como vc diz em outras palavras, é sempre assim. Quando o homem enfrenta querras, lá no fundo do coração ele está guerreando mesmo é com o próprio coração, seu principal inimigo.

Já dizia Jesus...

Wendel Bernardes - Cinema Com Graça disse...

Rê,
eu fiquei sabendo desse filme por acaso... Zapeando mesmo... Programei e 'voilà'... kkkkkk

Não tive nem conhecimento do mesmo pois foi um filme criado diretamente pra catálogo, ou seja, não passou pelas telonas e foi direto pra DVD.

Uma pena, pois a produção é muito competente. Embora o diretor tenha mais know how em documentários, ele também produziu bons trabalhos em outras áreas... (Já assistiu 'O Último Rei da Escócia'?)

Não achei o filme pra alugar ou comprar por aqui (às vezes acho que mesmo numa metrópole, estou mal acessorado...kkkk).

Infelizmente não possuo esse filme em meu 'catálogo', mas valeu muito a pena o tempo que gastei curtindo a obra!

E nem sabia que você gostava do Tatum... kkkkk, cara de 'quero colo', né? Pois é... esse instinto feminino e maternal, ai, ai.... Só vocês mesmo! kkkkkkk.

Creio que as guerras que enfrentamos estão sempre relacionadas com nosso íntimo. Creio que muitas vezes, somos levados à elas como que por magnetismo.
Mas em algumas situações é até positivo. Precisamos lutar, vencer, e levar pra casa os louros de se conhecer melhor e até vencer nosso proprio 'eu'...(Muito embora muitas vezes, nessa luta interior, perdemos e levantamos pra seguir adiante...)

Beijos,
Me divirto com seus comentários...!
kkkkk