segunda-feira, 12 de março de 2012

A Emoção de Ser o Melhor Amigo de um Monstro...

Céus de cores múltiplas, nuvens tingidas pelo astro rei e um jovem viking aprendendo que a amizade pode vir dos lugares mais inesperados. Essa é uma das abordagens do excelente conto de animação da DreamWorks (mesmo estúdio de Kung Fu Panda e Madagascar) “Como Treinar Seu Dragão” (How to Train Your Dragon EUA , 2010).

Soluço é um adolescente completamente diferente dos demais de sua aldeia. Desastrado, magricela e sem dom pra guerra. Isso até que poderia ser um pequeno drama ofuscado pela vida se Soluço não fosse justamente o único filho do maior e mais poderoso guerreiro e líder de sua tribo, o gigante Stoico (voz original de Gerard Butler de 300 e Código de Conduta).

Visando driblar seu destino o adolescente tenta durante um ataque furtivo dos maiores inimigos dos vikings (os dragões), mostrar ao seu pai, e quem sabe também a sua tribo, que ele não é tão ‘diferente’ assim. Manuseando uma de suas não tão bem sucedidas invenções, o auxiliar de armeiro tenta alvejar um dragão, e não apenas um dragão qualquer... Trata-se do mais terrível e desconhecido inimigo entre os demônios alados, um Fúria da Noite.

Soluço realmente atinge seu dragão amputando parte da aleta de sua cauda. Impossibilitado de voar o Fúria da Noite acuado, porém ainda mortal, toca estranhamente o coração do pequeno nerd ancestral. Nasce assim uma estranha e inimaginável amizade entre dois inimigos naturais. Soluço passa a entender que ele havia tirado mais que uma simples parte física do dragão, e sim sua liberdade e seu poder de vôo.

Banguela (o dragão) e Soluço começam a viver grandes aventuras juntos e é claro, às escondidas. O adolescente usa seus (ainda poucos) conhecimentos em aerodinâmica para desenvolver algo que ajude seu novo amigo a voltar a voar, ao passo que o dragão lhe devolve ainda muito mais.
Foi criada assim uma estranha, mas natural ‘simbiose’ já que Soluço não voa por ser gente, e Banguela também não o pode mais sem um ‘piloto’ que lhe controle o apetrecho de vôo.
Quando isso acontece somos brindados com as cenas mais lindas, mais realistas (mesmo numa animação) e mais surreais dos últimos anos no Cinema.
O filme é um pouco ambientado na paixão do homem em voar e Soluço e seu dragão fazem isso com maestria. São cenas que misturam ação, o lúdico e seqüências de tirar o fôlego.

A amizade inusitada entre inimigos mortais me fez lembrar um pouco dum certo príncipe israelita herdeiro por direito ao trono, que dá vazão ao seu coração e encontra ligação e confiabilidade exatamente naquele que ameaçaria sua própria ascensão ao trono real.

O filme dirigido a quatro mãos por Dean DeBlois e Chris Sanders, embora feito aparentemente para o público infanto juvenil, abusa de alguns clichês cinematográficos como havia de se esperar dum filme do gênero, porém conta uma boa história com fundo moral, demonstrando que os preconceitos são coisa dispensável na vida e que podemos (com o auxílio de muito boa vontade) mudar nossa percepção daquilo que nos cerca.

O filme é a confirmação da qualidade técnica da DreamWorks, devendo cada vez menos a poderosa Pixar. Filmes desse quilate podem até nos fazer esquecer-nos das incansáveis incursões (já desnecessárias) da produtora no (agora) sem graça Shrek.

Assisto “Como Treinar Seu Dragão” todas as vezes que passa na TV e confesso que ainda vejo de vez em quando com meus filhos em DVD. Uso e abuso da desculpa de estar com as crianças só pra voar ma imaginação e curtir o farfalhar de asas de Banguela...
Aventure-se, assista de novo!
(destaque pra ótima trilha sonora de Jim Powell -indicada ao Oscar-, e para a brilhante dublagem em português (Brasil) de Gustavo Pereira -
Adaptado da literatura de Cressida Cowell)

Wendel Bernardes.

Assista ao Trailler:

Nenhum comentário: