domingo, 28 de abril de 2013

Ser de Ferro é Normal!!!!



Atenção esse texto contém alguns spoilers!!!!
Uma das franquias mais bem sucedidas dos últimos tempos do cinema mundial, Iron Man 3 estreou nessa última sexta (26/04/2013) com ares de frenesi.
Eram filas quilométricas, fãs usando camisetas que remetiam ao Gladiador Dourado da Marvel e até alguns que cogitaram usar a mesma barba (sui generis) de Tony Stark simplesmente para se ambientar nessa realidade utopica.

O filme realmente faz jus às expectativas. Imagens muito bem coladas, efeitos visuais próximos do real, boa fotografia e as já aguardadas explosões ininterruptas estão no filme, como era de se aguardar. Mas nem por isso a obra deixa de surpreender. Na verdade, surpreende e muito!
Eu realmente acreditava que os roteiristas não fariam da adaptação para essa película algo que remeteria ao filme anterior (em minha opinião, o mais fraco da franquia), mas pode-se dizer que, de certa forma, foram longe demais exagerando em algumas cenas de humor, quase pastelão. Mas nada que Robert Downey Jr. Não soubesse lidar.
A química do ator que há muito não conseguia destaque no cinema com esse Tony Stark cool, sínico e piadista (que não lembra em nada o vingador e dono da Stark Interprises dos quadrinhos) é quem dá o tom nessa trilogia que virou febre.


Encontramos um Tony Stark bem diferente de Iron Man 1. Um herói mais acostumado à realidade de viver na possibilidade caótica do universo elaborado por Stan Lee décadas atrás. Cria-se um paradoxo quando esse mesmo Tony, percebe seu papel um tanto tosco onde deuses caem do céu e aliens destroem New York (o filme se passa cronologicamente um pouco depois de The Avengers) e isso o transforma pra valer,  inclusive em constrangedoras (e hilárias) crises de pânico.
Mas nada poderia ser mais notória do que a pegada que a Marvel/Disney encontrou para vestir o vilão Mandarim (um dos piores inimigos do herói) interpretado pelo excelente Bem Kingsley.

Como ex-leitor de quadrinhos confesso que me contorci na cadeira, mas entendi faz tempo que as franquias adaptam cada vez mais as boas histórias para ganhar sucesso, grana e notoriedade, indiferente da ‘originalidade’ dos personagens e tal.


Gostei de abordagem de certo trecho do filme onde Tony, desnudo de sua armadura reluzente, mantém o foco em sua busca de seu ‘eu’ (muito comum nos filmes de heróis), firmando Tony Stark não num playboy, filantropo e milionário (kkkk), mas nalguém que percebeu que pessoas como Happy Hogan (vivido pelo ator Jon Favreau que também já dirigiu o filme), Jim Rhodes/ Máquina de Combatee (Don Cheadle) e Pepper Potts (Gwyneth Paltrow) são mais que ‘apenas’ amigos, mas sim, de certa forma, verdadeiras âncoras em fazer desse super-heroi em um cara com sentimentos e humanidade.

Se Pepper (agora definitivamente no status de namorada do protagonista) tinha incertezas se Tony Stark tinha mesmo um coração (alusão à cena já clássica do filme 2) fica evidente nessa continuação que essa dúvida se foi!

Encaro Homem de Ferro 3 como um bom filme de ação/humor/ficção e com algumas tiradas boas, e outras, que figuram nos mais prováveis clichês.... Mas como ninguém é perfeito, relaxei e curti até o final, sabendo que Hollywood tenta se reinventar, mesmo usando idéias quase intocáveis de tão boas, mas, como um mal necessário, nos faz viajar na possibilidade de fazer um Tony Stark (embora reiventado), criar vida e nos entreter a ponto de estarmos aqui voando em nossas imaginações.

Curta o filme e deixe suas impressões!

Wendel Bernardes

Trailler Oficial



4 comentários:

Regina Farias disse...

Meu caro Intérprete de Línguas Estranhas, mais conhecido na elite espiritual como ILE:

Não vi os quadrinhos (não são do meu tempo, sou beeeem de antes rsss) nem vi o filme ainda.

Mas curto demais os anteriores sem qualquer ilusão e sabendo que a marca caricata de roliúde são os heróis americanos como sendo os únicos que salvam o planeta.

Besos e kisses.

Wendel Bernardes disse...

Então Regininha....
Esse 'sonho capitalista' (de quase todos) de ter um super-herói na carteira é mesmo fugaz demais... A realidade é beeeeeeem diferente onde os heróis inoxidáveis e invencíveis, caem defronte as realidades dolorosas de ser carne!

Acho que no fundo, foi o que o filme quis dizer... (ou; como diria Caetano) Ou não... kkkkkk

CORAÇÃO QUE PULSA disse...

Quantas vezes nos vestimos assim...HOMENS de FERRO. Nos escondendo atrás de ESCUDO...de ESPADAS...de ARMADURAS. Mas...quando o PESO nos faz claudicar...caídos no chão...RECONHECEMOS QUE O MELHOR DE NÓS...VINHA DE DENTRO.
NA AUSÊNCIA DO FERRO...DESCOBRIMOS O CORAÇÃO.

Um abraço, fica com DEUS.
EU sei...que é apenas um filme...rsrsrs mas...saiu isso.rsrsrs

Wendel Bernardes disse...

Na ótica de quem tem sensibilidade, Clélia, nada é 'apenas'!