quinta-feira, 27 de setembro de 2012

O Game da Vida



  

Uma sociedade caída que cultua o viver fugaz e a superioridade de algumas classes sociais sobre outras. Não, isso não se trata de um documentário sobre nossa sociedade atual, mas sim o filme de ficção (adaptado do romance em três edições de Suzanne Collins) “Jogos Vorazes” (Hunger Games, 2012).

Vive-se numa realidade alternativa onde se escolhem casais de jovens das doze tribos para jogar até a morte num reallity que visa literalmente lucrar com o sangue de seus jogadores.
Vale tudo para obter a vitória, seja pelos meios ‘lícitos’ ou até burlando o game.

Assim são inseridos no jogo os adolescentes Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence de X-men Primeira Classe, 2011) e Peeta Mellark (Josh Hutcherson de Zatura, 2005 e Viagem ao Centro da Terra, 2008).
Ela exímia arqueira que usa de suas habilidades para sobreviver na floresta hostil próxima de sua tribo vendendo caça aos menos miseráveis.
Ele, ágil e forte, porém um tanto desfocado por causa dos holofotes óbvios direcionados em sua parceira por conta de sua excelência como competidora.

Boa obra de ficção (que tem sido cotada como substituta para as mega produções literárias e cinematográficas como Harry Potter e Crepúsculo) às vezes lembra algo dirigido por Tim Burton por conta peculiar da visão futurista e um tanto burlesca, outras vezes lembra filmes como As Crônicas de Nárnia por conta da temática capa e espada.

O filme trás boas atuações de gente consagrada como Donald Sutherland, Elisabeth Banks, Stanley Tucci e boa tentativa do showman Lenny Kravitz (que prova que música é seu feeling sem discussão) e a direção de Gary Ross (de Seabiscuit: Alma de Herói, 2003 e Quero Ser Grande, 1988).

A vida vale o que vale um jogo?
Imagem, grana, visibilidade, poder...
Quem sabe a ficção nesse filme fique apenas na boa construção de arte, figurino e efeitos especiais, pois no fundo somos mesmo uma sociedade fútil que avalia seus membros como peças de xadrez, quebra-cabeças ou ainda pior; como caça nas mãos dos mais poderosos.
Pra viver aqui, cada um usa das armas que pode. Viver assim é um jogo... Um jogo nada ilusório e muito voraz.

Wendel Bernardes.

Trailler Dublado

2 comentários:

CORAÇÃO QUE PULSA disse...

Será que hoje...a VIDA vale alguma coisa?!

DINHEIRO
FAMA
PODER
...RAÍZES de TODOS os MALES...


Obs...
Não tem filme romântico nesse CINEMA , não?! rsrsrs

Um grande abraço...
Lindo final de semana.

Wendel Bernardes - Cinema Com Graça disse...

Pois é Clélia...
a vida vale cada vez manos pra muitos de nós e nas mãos de quem possui poder!

Menina... tem sim, já vasculhou o histórico? É que eu curto mais outros gêneros como bom cabra macho.... fazer o que, né?
Tá nos genes! kkkkkk