Você se Lembra?

 
Appaloosa - Uma Cidade Sem lei (Appaloosa)

"Appaloosa" é uma ótima tentativa de Ed Harris (como ator, diretor e co-roteirista) de revisitar os bons títulos de Western que andavam meio órfãos faz tempo.
Bom elenco (Renée Zellweger, Jeremy Irons, Timothy Spall) e uma 'pegada' que lembra

muito o bom estilo de outro grande ator que representa bem o estilo 'bang-bang' (e que também se tornou diretor) Clint Eastwood. Os fãs do gênero não ficarão decepcionados, muito embora o filme tenha um 'gostinho de contemporaneidade' agrada bem!
Ano: 2008
Direção: Ed Harris
Gênero: Western
Elenco: Renée Zellweger, Jeremy Irons, Timothy Spall e Ed Harris


  "Casa de Areia e Névoa"

A vida é uma sucessão de fatos, em sua maioria aleatórios e definidos pelos caos. Essa seria a premissa do drama “Casa de Areia e Nevoa (House of Sand and Fog, 2003).
Kathy Nicolo (Jennifer Connelly) é uma jovem depressiva abandonada pelo marido, que vive longe da família e que por conta da profunda apatia que se abateu em sua vida, perdeu sua casa que fora posta a leilão pela prefeitura.
Massoud Amir Behrani (Ben Kingsley) é um ex-oficial iraniano que junta centavo a centavo, a chance de ter um imóvel seu nos Estados Unidos para viver lado a lado com a família.
Esse destino aleatório fez com que em dias Behrani comprasse a casa de Kathy fazendo-a entrar em parafuso.
Agora lutará para ter o mínimo que cada cidadão precisa; um lar para chamar de seu. O filme foi indicado a vários prêmios e possui boa direção.
Kigsley está perfeito, principalmente em suas cenas ao lado do filho. A obra é adaptação do texto do mesmo nome do escritor Andre Dubus III e tem um desenrolar bem distante dos filmes do gênero. Preparado para se emocionar? Assista!

Direção: Vadim Perelman
Ano: 2003
Gênero: Drama
Elenco: Ben Kingsley, Jennifer Connelly, Ron Eldard




"Antes de Partir!

Junte num só filme os talentos de Jack Nicholson e Morgan Freeman, misture num bom drama com bom roteiro e boa direção, então você terá “Antes de Partir”(The Bucket List, 2007)
Carter é um homem simples que sofre de câncer faz algum tempo e embora possua uma linda família (quem está ligado em todos os sentidos) vive problemas em seus relacionamentos.
Edward é rico, inescrupuloso e com um cortante senso prático da vida, talvez por conta dos inúmeros erros cometidos.
Ambos recebem ultimatos de seus médicos: morrerão em breve! É nesse momento que decidem viajar e curtir vários itens de uma lista criada por ambos e que atende aos desejos pessoais de cada um.
Mesmo num drama profundo e emocionante o filme possui grandes doses de humor e é ‘alto astral’ em boa parte da trama. Freeman só vem confirmar o que penso dele faz tempo; que é o maior ator americano vivo! Já Jack está bem.. Mas parece que faz tempo que interpreta o mesmo personagem em filmes bem diferentes, uma pena. Filme altamente recomendável... Enquanto há vida há esperança!
Ano: 2007
Gênero: Drama/Comédia
Direção: Rob Reiner
Elenco: Jack Nicholson, Morgan Freeman.



 Reine Sobre Mim (Reign Over Me 2007)

A vida de Charlie Fineman (Adam Sandler) é tomada de dor e loucura desde que as pessoas que mais amou foram brutalmente mortas nos ataques terroristas de 11 de Setembro. Agora ele está em parafuso e apenas vive uma vida que inclui ouvir seus discos clássicos de blues e rock, e pintar incansavelmente a cozinha de seu apartamento em New York.  Até que acidentalmente é encontrado pelo amigo Alan Johnson (Don Cheadle) que insiste em trazer-lhe aos poucos, de volta à realidade.
Filme emocionante com boa atuação de Sandler (que nem de longe lembra suas atuações cômicas) e com inúmeras pitadas de humor. Aos poucos a simbiose criada entre os amigos ajuda-os mutuamente a se reencontrar com os momentos bons da vida. Recomendo.

Ano: 2007
Direção: Mike Binder
Gênero: Drama
Elenco: Adam Sandler, Don Cheadle, Jada Pinkett Smith, Liv Tyler, Donald Sutherland





 

O Grande Ditador (The Great Dictator)
Assisti ontem ao clássico da década de 40, do brilhante Charles Chaplin "O Grande Ditador" (The Great Dictator, 1940). O filme é uma dura crítica (com o olhar doce e aguçado de Chaplin) as questões políticas, sociais e raciais do mundo na primeira metade do século.
Excelente atuação de Jack Oakie (na pele dum ditador latino, notadamente uma alusão à Mussolini). O filme possui várias cenas ótimas como a do ditador 'brincando ludicamente com o globo terrestre num balé de poder' ou da mímica perfeita de Chaplin sob a música de Brahms fazendo a barba em seu estabelecimento.
Mas a melhor, sem dúvida, é a cena dum homem simples, confundido com um ditador discursando no final nos últimos minutos do filme. Recomendadíssimo!!!
Ano: 1940
Direção: Charles Chaplin
Gênero: Drama/Comédia
Elenco: Charles Chaplin, Jack Oakie, Paulette Goddard

Linha Mortal (Flatliners, 1990)

Existem filmes que marcam uma geração um desses títulos é Linha Mortal (Flatliners ). Alguns amigos estudantes de medicina decidem saber o que existe entre vida e morte e para isso fazem experiências uns com os outros para encontrar respostas. 
Aos poucos percebem que essa 'brincadeira' pode cobrar muito mais que apenas o risco da morte, pois agora sabem que existe algo lá e não parece bom.

Destaque para linhagem escolhida por Schumacher, fazendo um suspense honesto sem exageros e clichês bobos. A forma que o filme caminha aborda um tema pouco usado pelo cinema: um suspense onde não há vilão senão o próprio ser humano.

Ano:1990
Diretor: Joel Schumacher
Gênero: Suspnse/Ficção.
Elenco: Julia Roberts, Kiefer Sutherland, Willian Baldwin, Oliver Platt e Kevin Bacon.



O Sonho de Cassandra (Cassandra's Dream, 2008)

Quando falamos de Wood Allen geralmente lembramos das polêmicas que envolvem seu nome ou de seus filmes com boas tiradas e humor sarcástico.


Então esqueça essas lembranças e aventure-se no bom drama com contornos policias. Em  'O Sonho de Cassandra' os irmãos Terry e Ian  (respectivamente Collin Farrel e Ewam McGregor) estão em situação financeira complicada, mas ainda assim decidem comprar um barco para viverem juntos suas aventuras. Terry é empregado em  uma pequena mecânica e Ian trabalha nos (pequenos)  negócios da família. Ambos decidem procurar seu tio rico Howard (Tom Wilkinson) que certamente lhes ajudará nesse momento complicado, só não imaginam que seu tio pediria em troca do auxílio financeiro um preço tão alto. 
Allen dispensa apresentações como diretor, e enfoca as relações interpessoais mesmo nesse filme aparentemente diferente do que costuma produdir.
Assista a obra e perceba seu desenrolar surpreendente

Ano: 2008
Diretor: Woody Allen
Gênero: Drama/Suspense/Policial.
Elenco: Ewan McGregor, Colin Farrel, Tom Wilkinson.



O Planeta dos Macacos (Planet of The Apes, 2001)

 Mark Wahlberg protagoniza essa excelente refilmagem do clássico de 1968, inspirado na literatura La Plenète des Singes de Pierre Boulle lançado em 1963. O piloto Leo Davidson (Wahlberg) é tripulante de um projeto espacial futurista que faz experiências de reconhecimento de área com símios geneticamente modificados. Tudo vai bem até que seu macaco treinado pra ser piloto desaparece no radar na frente de todos.
Claro que o impetuoso Leo não poderia ficar apático mesmo recebendo outras ordens. Precisaria checar o desaparecimento e logo em seguida vai à busca de seu símio. Só que as descobertas que fará a partir disso o perseguirá para sempre.
Filme brilhantemente dirigido por Tim Burton com excelente pela maquiagem e figurino. Ótima atuação de Paul Giamatti, Helena Bonhan-Carter e de Tim Roth (talvez o seu melhor papél no Cinema).

Ano: 2001
Diretor: Tim Burton
Gênero: Ação/Ficção
Elenco: Tim Roth, Michael Clarke Dunkan, Mark Wahlberg, Helena Bonhan-Carter e Paul Giamatti.

Criação (Creation, 2009).
Que Paul Bettany é um grande ator isso não é novidade, mas sua superação no drama/biografia Criação onde vive o naturalista Charles Darwin é notável.
Darwin não é mais um jovem aventureiro pesquisando a vida no mundo. Ele está agora tentando escrever suas descobertas e lidando com seus dramas pessoais.

A descoberta de sua doença e as incertezas de publicar um livro diante da intrasigenca da comunidade religiosa são apenas acumulo do maior drama da sua vida, que só consegue compartilhar com sua filha Annie. O filme é sensível e mostra a delicada e controversa visão de um dos nomes mais importantes da ciência de todos os tempos, suas desventuras e temores, antes de ser o Darwin criticado ou venerado pelo mundo. Ótima atuação da atriz Jennifer Connelly (esposa de Bettany na vida real) e da pequena Martha West. 
Curioso, mas Bettany fez um personagem em 2003 idênctico a Darwin em "O Mestre dos Mares", onde um naturista a bordo de um navio britânico luta para aprender o máximo sobre biologia num período conturbado.

Ano: 2009
Diretor: Jon Amiel
Gênero: Drama/Biografia
Elenco: Paul Bettany, Jennifer Connelly.


O Sexto Sentido (The Sixth Sense, 1999).

Você pode até não gostar do gênero mas“O Sexto Sentido” é definitivamente um marco na faceta suspense/terror, e isso certamente se deve em parte a ótima atuação dos veteranos Bruce Willis (Malcoln Crowe) e Toni Collette, e da brilhante interpretação de Haley Joel Osment (Cole Sear)  que possui uma dramaticidade difícil de se achar num ator experiente que dirá numa criança (na época com 11anos).
Mas o talento do elenco citado é como já disse apenas parte desse sucesso cinematográfico. A outra fatia fica por conta do diretor indiano M. Night Shyamalan.

Shyamalan muito conhecido justamente pela forma diferenciada de fazer cinema possui uma visão diferente do gênero apresentado nos EUA. Ao contrário da ótica americana com cenas rápidas, câmeras tremulantes e planos fugazes, Shyamalan espreme completamente o sumo de cada cena. Takes longos, cheios e agonizantes, trilha sonora sinistra e um trabalho primoroso com corte de cenas fazem com que o diretor figure entre os melhores e mais consagrados profissionais do gênero.

O mesmo produziu títulos como Sinais, Corpo Fechado e os esquisitos A Vila e A Dama na Água. Não me entendam mal, Shyamalan definitivamente não é uma unanimidade. Há muita gente que odeia sua direção, mas negar a química produzida nesse sucesso do cinema contemporâneo é uma bobagem

Uma curiosidade de Shyamalan é sua presença certa na frente das câmeras sempre com personagens pequenos, mas que possuem importância relativa na trama. Sempre que assisto O Sexto Sentido me assusto, mas é com a qualidade e supremacia da produção da obra. Isso é o que mais me atrai no Cinema!

Ano: 1999
Diretor:  M. Night Shyamalan
Gênero: Suspense/Terror/Drama.
Elenco: Bruce Willis, Toni Colletle, Haley Joel Osment.

Sim Senhor (Yes Man, 2008).

Confesso que possuo certa rejeição pelos trabalhos cômicos do Jim Carrey. Não estou desmerecendo a trajetória do ator, alias ninguém personificou o Charada tão bem como ele em Batman Eternamente (1995).
Mas dá uma canseira assimilar suas intermináveis caras e bocas quando interpreta filmes mais escrachados como Eu, Eu mesmo e Irene (2000) ou O Pentelho (1996).

Curti demais a sua interpretação em obras como Número 23 (2007) e O Brilho Eterno de Uma Mente sem Lembranças (2004). Porém aí é crueldade né, afinal tratam-se de estilos de obras e modos de atuar completamente diferentes.

Mas me amarrei em Sim Senhor (2008), uma das mais recentes empreitadas de Carrey. Um cara largado da esposa, que vai mal no trabalho e às portas de ser abandonado até pelos amigos, participa de um grupo (muito doido) de auto ajuda que o sugere a simplesmente dizer ‘sim’ para cada proposta que lhe for oferecida!

Com situações que só o Cinema poderia proporcionar o filme te leva a pensar em quantas portas fechamos apenas por não estarmos ‘preparados’ pra encarar a sorte.
Dei boas gargalhadas, confira!

Direção: Peyton Reed
Ano: 2008
Gênero: Comédia/Romance.
Elenco: Jim Carrey, Bradley Cooper, Zooey Deschanel.


Jumper (Jumper, 2008)

Na linha alternativa dos filmes de super-heróis apareceu tempos atrás o ótimo Jumper. Protagonizado por Hayden Christensen (de Star Wars e Ladrões) e com a boa direção de Doug Liman (A Identidade Bourne e Sr. e Sra. Smith) possui efeitos especiais honestos e ótimo elenco.

Jamie Bell (A Beira do Abismo e A Águia da Legião Perdida) está muito bem na pele de um ‘jumper’ fugitivo e Samuel L. Jackson (que parece escolher seus papéis como quem escolhe roupa num apagão) cumpre seu lugar na trama na pele de um implacável paladino em busca de erradicar os jumpers (que são saltadores ou teleportadores).

O filme é a clássica luta entre ‘bem e mal’, sendo que os jumpers estão mais pra anti-heróis do que a afirmativa comum (e até chata) dos superseres convencionais. Há também no filme uma ponta da nova queridinha teen Kristen Stewart (da Saga Crepúsculo) ainda sem muita notoriedade como a irmã de David Rice (Christensen).
Será que haverá continuação? Segundo burburinhos (inclusive do próprio protagonista) sim... Vale esperar!

Direção: Doug Liman
Ano: 2008
Gênero: Ação/Ficção
Elenco: Hayden Christensen, Samuel L. Jackson, Jamie Bell, Diane Lane, Kristen Stewart.




Missão Babilônia (Babylon A.D. 2008).

Num futuro não muito distante, uma religião poderosíssima tornou-se a maior potência da Terra. Secretamente esta instituição está secretamente tentando literalmente refazer o mundo à sua imagem e semelhança e por isso uma linda e pura jovem com dons especiais precisa ser levada dos confina da Ásia até Nova Iorque e um mercenário é contratado para isso. Seu nome é Toorop (Vin Diesel) e nada será uma barreira para ele.

O filme possui efeitos especiais honestos, boa fotografia e uma direção de arte competente, mas em alguns momentos o roteiro parece que simplesmente não cola, talvez por conta dos cortes cíclicos que o estúdio que produziu o filme fez na obra por conta das brigas deles com o diretor Mathieu Kassovitz.
Embora o filme conte com o experiente Gerard Depardieu, com a atriz Michelle Yeoh  (O Tigre e o Dragão, Memórias de Uma Gueixa, A Múmia 3 – Tumba do Imperador) e com Lambert Wilson (Matrix Reload, Mulher Gato) as atuações ficaram na medida do filme, apenas convincente. E Vin Diesel está... bom... Vin Diesel, né?

Ano: 2008
Gênero: Ação, Ficção Científica.
Direção: Mathieu Kassovitz.
Elenco: Gerard Depardieu, Michelle Yeoh, Vin Diesel, Lambert Wilson.




Elisabeth, A Era de Ouro (Elizabeth - The Golden Age, 2007).

Houve um tempo em que o homem precisou defender a sua terra com afinco, com força e sem medo. Esse seria o papel do monarca da Inglaterra, o detalhe é que esse monarca é mulher.
A Europa esta sitiada pelo rei Felipe II da Espanha (Jordi Mollá) o único front que resiste é a Inglaterra e na pessoa de uma mulher solteira, sem filhos e protestante.
Crendo que Elizabeth é uma infiel e que Deus está do seu lado, Felipe conclama a Igreja Romana à cerrar armas contra o mal personificado na pessoa de uma mulher.

O filme evoca uma era grandiosa e a produção não poderia ser menor. Figurino portentoso, reconstrução de arte primorosa, cenários perfeitos, ótimos efeitos especiais. Mas tudo isso seria um tiro no pé sem boas atuações. Definitivamente esse não é o problema. Clive Owen está honesto, Geoffrey Rush intocável, Jordi Mollá dando um show (curioso que num elenco estelar a melhor interpretação de um personagem fique por conta de um ator de menor vulto, mas com enorme talento) e Cate Blanchett irretocavelmente perfeita.

A obra é uma poesia quase lírica e cria uma ode que reverbera a arte no Cinema, onde se recria o sonho do nada e se visita a memória de quem nunca viveu nessa era. Um tempo esquecido. Absolutamente sem palavras.

Ano: 2007
Gênero: Drama/Épico
Direção: Shekar Kapur
Elenco: Cate Blanchett, Geoffrey Rush, Clive Owen, Jordi Mollá, Abbie Cornish.



O Enviado (Godsend, 2002).



Quando Paul (Greg Kinnear) e Jessie (Rebecca Romijn) perderam seu filho, o pequeno Adam (Cameron Bright) de apenas 8 anos, vêm seu mundo desabar de melancolia. Porém o doutor Richard Wells (Robert DeNiro) tem uma inescrupulosa solução: trazer seu filho ‘de volta a vida’ nascendo de novo (como um clone) no ventre de Jessie.



A repulsa inicial da oferta logo se torna viável diante da dor da ausência do menino. Então mais uma vez (esse novo) Adam faz 8 anos e coisas absolutamente assustadoras começam a acontecer com essa já fragmentada família.

Boas atuações do pequeno Bright e de Rebecca Romijn, mas a cena é realmente roubada pelo ator (coadjuvante na trama) Robert DeNiro. Infelizmente é o mal de se ter um astro atuando em papéis secundários, onde o elenco principal é apenas na média.

O filme tem qualidade e desenvolve-se com boas tiradas e prende a atenção até o final embora não se trate exatamente de uma trama inédita. Boa mistura de suspense com gotas de terror.

Ano: 2002
Gênero: Suspense/Terror
Direção: Nick Hamm
Elenco: Greg Kinnear, Robert DeNiro, Rebecca Romijn, Cameron Bright.



O Ilusionista (The Illusionist, 2006).

Edward Norton (de ‘Incrível Hulk’) vive um homem misterioso, envolto em magia e muitos burburinhos.
A cidade de Vienaestá em decadência cultural, resta ao povo lotar teatros em busca do sobrenatural. Logo o ocultista Eisenheim (Norton) torna-se destaque com seus números assombrosos, tanto que chama a atenção do vaidoso príncipe Leopold (Rufus Sewell de ‘O Turista’).
Como o mundo dá voltas Eisenheim vê-se atraído pela jovem e comprometida Sophie (Jessica Biel), e tem a completa certeza de conhece-la de um outro momento da vida.
Bom filme com desenrolar surpreendente. Ótima atuação de Paul Giamatti. 
A cada dia me espanto como a possibilidade de como o poder faz o homem acreditar que possui seu destino na palma das mãos. Será verdade?

Ano: 2006
Direção: Neil Burger
Gênero: Drama/Suspense
Elenco: Edward Norton, Rufus Sewell, Paul Giamatti, Jessica Biel.



 Coração de Tinta – O Livro Mágico (Inkheart)

Fantasia torna-se realidade quando Mo Folchart (Brendan Fraser) desenvolve o poder de tornar cada história que lê em pura realidade, trazendo à existência na sua realidade as personagens que habitam suas leituras. Mas esse estranho dom lhe cobra preço altíssimo, pois todas as vezes que conta histórias alguém de sua realidade também desaparece.

O filme é delicado e lembra muito o jeito britânico de contar histórias (embora se baseie na obra da escritora infantil alemã Cornelia Funke). Possui excelente elenco e ótima atuação de Paul Bettany e Hellen Mirren.
Recomendo.

Ano: 2008
Gênero: Aventura/Infantil
Direção: Iain Softley
Elenco: Brendan Fraser, Paul Bettany, Jennifer Connelly, Hellen Mirren, Andy Serkis.

 Sob o Sol da Toscana. (Under the Tuscan Sun)


Frances Mayes (Diane Lane) está deprimida e descontente com a vida depois de ver seu castelo de cartas ruir com a traição de seu marido. Além de ser humilhada socialmente também se vê praticamente falida quando esse mesmo marido lhe cobra pensão e uma indenização de 200 mil dólares.
Até que amigas lhe presenteiam com a possibilidade de relaxar conhecendo a Tosacan (na Itália) e quem sabe por lá, econtrar um novo amor.
Depois de relutar Mayes acaba se convencendo que seria o melhor a fazer até que, o que seria uma viagem, se torna a possibilidade de mudar drasticamente de vida quando percebe a possibilidade de arrendar um belo e velho casarão praticamente abandonado.
Agora Mayes terá que reformar esse casarão, lidar com sua dor e tentar encontrar nova vontade de viver numa das paisagens mais belas do mundo.

Ótima fotografia (também, na Toscana fica fácil, né?) e boa atuação de Lane. Filme leve, doce e intriga até o final com a pergunta: Quem será o cara que mudará a vida da personagem de Lane?

Ano: 2003
Direção: Audrey Wells
Gênero: Drama/Romance
Elenco: Diane Lane, Sandra Oh, Kate Walsh, Mario Monicelli, Raoul Bova.





 




4 comentários:

Regina Farias disse...

Eita overdose boa!
Dessa lista só num vi o primeiro.
Já fui de varrer tudo das prateleiras de locadora.
Agora sou menos devoradora rsss embora trace (quase) tudo que posso da TV paga rss pois sou uma eterna apaixonada pelo cinema.
Valeu!

Wendel Bernardes - Cinema Com Graça disse...

Rê, eu protelei MUITO em assistir "O Grande Ditador" e fui brindado com um filme ao mesmo tempo divertido e belo... De vez em quando ele ocorre nos canais de clássicos do cinema, sabe quais, né? Se tiver oportunidade, tenho certeza que será boa diversão!

Beijos e grato por tudo!

Anônimo disse...

Aurélio, já assisti " Sob o sol da Toscana, muito legal!

Toscana é um dos lugares q anseio conhecer, sabia?

Wendel Bernardes - Cinema Com Graça disse...

É sem dúvida um belo lugar...
me manda um postal de lá quando for...
kkkkkkkkk

beijo!