quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Em Busca da Fé...



 
Dizem que a fé é algo inabalável... será?
Corrine Walker (Vera Farmiga) é uma jovem americana comum, nascida numa família aparentemente ‘normal’, até que ao participar de uma EBF na igreja cristã de sua comunidade, é convidada a ‘aceitar a Jesus’ em seu coração. Apenas aquele gesto - promete o pastor - lhe dará vida eterna e a fará a criança mais feliz da Terra!

Sinceramente Corrine continua se sentindo uma jovem ‘normal’. E cá entre nós, vive também seus dramas. Pouco a pouco começa a se distanciar dessa realidade pregada pelo seu pastor, até que conhece o jovem Ethan Miller (Joshua Leornard), um integrante de uma famosa banda de rock local. A empatia é imediata. Ele é idealista e quer boas letras para sua banda, ela, adora literatura e topa escrever as letras para Os Renegados. Lógico que eles se completavam ainda mais. Faltou pouco para se relacionarem e estarem perdidos de amor.

Um dia, em pequena turnê, um acidente com o ônibus da banda põe em grande risco a vida de todos os integrantes e da família (nessa altura da vida, mesmo adolescentes, já estão casados e têm uma filha ainda bebê). Ao saírem ilesos do terrível acidente, Ethan começa a ter a impressão de que apenas um milagre poderia tê-los salvo.

A partir daí a vida deles torna-se um intensivo nas práticas religiosas. Mudam-se para uma comunidade cristã onde se relacionam apenas entre membros da igreja, cantam, oram e lêem a bíblia e dela se alimentam tão somente.
Mas Corrine, embora muito ligada à fé a aos seus fundamentos, sente que há alguma coisa ausente em sua vida.

O filme narra muitos acontecimentos que vão fundo no dia a dia das comunidades religiosas protestantes. Ritos, ideologia, proibições, filosofia. Cada cena parece ter sido vivida realmente por alguém. De fato, o filme foi inspirado no livro chamado "Este Mundo das Trevas" de Carolyn S. Briggs. A atriz Vera Farmiga atua brilhantemente e dirige esse bom filme alternativo que mostra a busca de alguém que, na verdade, apenas deseja respostas pra questionamentos internos e que nunca se cansa de fazer a pergunta: ‘mas porque’?

Confesso que me identifiquei muito com os personagens principais da película. Eu me sentia uma mistura de Ethan que, apaixonado por tocar sua guitarra e compor para Jesus, sacrificava a tudo, inclusive sua família e até o bom senso. E às vezes me sentia como Corrine que questionava a sinceridade de tudo e a verdade contida em ritos e proibições.
Identifiquei-me com sua paixão pela leitura, pelo conhecimento (em todas as esferas) e por querer tanto mais de Deus em verdade, quanto mais do que o homem pode produzir de bom.

Quem sabe a busca não era justamente para tentar encontrar, não o deus pregado pelas religiões, mas aquele Ser que faz parte de cada um de nós. Que nos criou e que nos ama independente do que os homens pregam.

O filme, por ser alternativo, não foi para as telas de cinema, mas pode ser encontrado para compra aqui . Caso você possua TV a cabo, está sendo televisionado pelo Canal Max (entre em contato com sua operadora).
Mas se não se enquadra em nenhuma dessas opções acima, pode assisti-lo aqui.
O filme ainda tem uma bela trilha sonora de músicas góspeis clássicas, com pegada meio country meio rock acústico.

Confesso que as últimas cenas me levaram as lágrimas. Assista ao filme e sinta-se na pele de alguém que lançou tudo para buscar a Deus, quem sabe essa também é sua história!?

Wendel Bernardes.

Trailler